O que é Over/Under
Você aposta se o total de gols (ou pontos) do jogo ficará acima (Over) ou abaixo (Under) de uma linha definida pela casa. O mercado padrão considera apenas o tempo regulamentar (90’ + acréscimos) no futebol.
Linhas: inteiras, meias e “quartos” (Totais asiáticos)
Meias linhas (… 2.5, 3.5, 1.5)
Linhas inteiras (… 2.0, 3.0)
“Quartos” (… 2.25, 2.75, 3.25, 3.75)
Mapa de liquidação por linha
Linha | 0 gols | 1 gol | 2 gols | 3 gol(s) | 4+ |
---|---|---|---|---|---|
Over 2.5 | Perde | Perde | Perde | Ganha | Ganha |
Under 2.5 | Ganha | Ganha | Ganha | Perde | Perde |
Over 3.0 | Perde | Perde | Perde | Push | Ganha |
Under 3.0 | Ganha | Ganha | Ganha | Push | Perde |
Over 2.25 (= 2.0 / 2.5) | Perde | Perde | ½ Push / ½ Perde | Ganha | Ganha |
Under 2.75 (= 2.5 / 3.0) | Ganha | Ganha | Ganha | ½ Perde / ½ Push | Perde |
Em linhas de “quarto”, parte da stake pode ser reembolsada (push) e a outra parte ganhar/perder.
Variantes comuns
Totais de equipe (Team Totals) Foco no time
1º tempo / 2º tempo Segmentação
Escanteios, cartões, finalizações Props de totais
Totais alternativos
Boas práticas (o que ajuda de verdade)
- Line shopping: comparar odds entre casas muda o EV no longo prazo.
- Modelagem de ritmo: combine xG, finalizações, pace e ajustes táticos para estimar a média de gols.
- Entenda números-chave: no futebol, 2 e 3 gols são frequentes; mover de 2.5 para 2.25/2.75 altera muito o risco.
- Transparência de regra: normalmente vale só 90’; confirme se a casa inclui prorrogação em copas.
- Kelly fracionado: somente se houver edge mensurável; caso contrário, não apostar.
Armadilhas (o que atrapalha)
- Confundir 3.0 com 3.5: em 3.0 existe push com 3 gols; em 3.5 não.
- Ignorar o “quarto”: 2.75 e 3.25 dividem a stake; não é tudo ou nada.
- Progressões de stake (Martingale etc.): não criam valor e aumentam risco de ruína.
- Acumuladas por hábito: multiplicam margens do bookmaker; só fazem sentido se cada perna for EV+.
- Não checar liquidez: odds de props e linhas alternativas variam rápido e podem ter limite baixo.
Simulador interativo (Over/Under)
Simulador Over/Under (interativo)
Linha | Resultado | Retorno | Lucro |
---|
FAQ
Over/Under considera prorrogação?
Normalmente, não. O padrão é apenas o tempo regulamentar. Verifique sempre a regra do mercado.
Qual a diferença entre Over 2.75 e Over 3.0?
No 2.75 a stake é dividida (2.5/3.0); com 3 gols, metade ganha (2.5) e metade push (3.0). No 3.0, com 3 gols é push total.
Posso usar Over/Under com acumuladas?
Pode, mas lembre que as margens se somam. Use apenas quando cada seleção for EV+.
Conteúdo educativo e original criado para o OddsGuru.